Na cidade de Pemba, se está a chamar o verde para ganhar espaço não apenas no solo, mas nas intenções. Este sábado, dezenas de mãos se uniram em torno de um gesto simples, chamado plantar árvores.
A iniciativa, organizada pela Igreja Católica, reuniu todas as dioceses do norte de Moçambique e contou com a presença do Presidente do Conselho Municipal de Pemba, Satar Abdulgany.
Ao intervir no evento, Abdulgany não escondeu a sua satisfação. Para ele, este tipo de acção representa mais do que uma preocupação ambiental.
Defendeu que é uma demonstração de que cuidar da Terra é também um acto de humanidade. "Cuidar da Terra é cuidar da humanidade", sublinhou, lembrando que a crise climática exige um esforço conjunto e urgente.
O edil aproveitou ainda o momento para apelar à participação activa dos munícipes. "Queremos ver esta iniciativa acolhida por todos cidadãos, académicos, outras confissões religiosas, líderes comunitários e ONGs. A defesa do ambiente é uma responsabilidade comum", destacou.
O gesto simbólico de plantar árvores em
Pemba é mais do que uma acção ecológica, numa altura em que os impactos das
mudanças climáticas já se fazem sentir de forma severa. A erosão costeira hoje
é uma realidade crua naquela cidade. MOZANORTE
0 Comments