Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, celebrado hoje sob o lema “Evite a Poluição Plástica, Preserve o Meio Ambiente”, o Director do Gabinete do Governador de Cabo Delgado, Álvaro Floriano Gonçalves Júnior, lançou um apelo contundente à população para se reduzir o uso de plásticos descartáveis e priorizar embalagens reutilizáveis.
Falando em representação do Governador Provincial, durante uma cerimónia realizada na cidade de Pemba, Gonçalves Júnior alertou para os efeitos nocivos do plástico descartável, apontando-o como o principal agente da degradação ambiental na província.
Durante o evento, o Director Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente, Leonídio João Varimelo, destacou diversas iniciativas em curso para a promoção de boas práticas ambientais. Entre elas, estão a revitalização de clubes ambientais, campanhas de educação e consciencialização junto das crianças, o plantio de árvores frutíferas e de sombra, e a realização regular de jornadas de limpeza comunitária aos sábados.
A preocupação com a crescente poluição das praias também esteve em evidência. A Vereadora do Pelouro de Gestão de Resíduos Sólidos e Salubridade no Conselho Municipal de Pemba, Oryza da Graça, defendeu a adopção de medidas mais eficazes para mitigar a presença de resíduos plásticos no litoral da cidade.
A cerimónia culminou com o plantio simbólico de 1.000 mudas de casuarinas e uma exposição de materiais reciclados, destacando o potencial de reaproveitamento do plástico e do vidro como alternativas sustentáveis. MOZANORTE
0 Comments