Macadâmia é uma empresa que actua na área de agronegócio, no posto administrativo de Maniamba, distrito do Lago, na provincia de Niassa, que para além da própria macadâmia produz milho, feijão, arroz e horticulas; que na última sexta-feira foi visitada pelo Administrador do distrito do Lago, José Asssne Achida.
A empresa conta com 20 trabalhadores permanentes e já empregou 95 sazonais, do distrito do Lago e os provenientes de outros distritos, nomeadamente: Mandimba, Mecanhelas e Cuamba.
Na ocasião José Achida, administrador do distrito enalteceu o trabalho que está sendo feito pela empresa na área em que opera e pediu para que dê apoio técnico aos camponeses circunvizinhos, por forma a melhorar a sua produção e produtividade.
"Fico satisfeito com o que você diz, que também produzem comida para alimentar os vossos trabalhadores; o que nós vamos pedir é ver esta população circunvizinha, não tem nada, tentar assistir estes que estão aqui nos bairros, sabe que a nossa produção é de enxada do Cabo curto, as vezes pode não ajuda e enquanto vocês tem maquinaria que faz melhor, para que esta população não passe fome", disse.
Por outro lado o dirigente apelou a empresa para que dentro da sua responsabilidade social, apoie as comunidades a melhorar as condições de vida, por exemplo, ligação a rede nacional de energia elétrica.
A empresa deu a conhecer que, na próxima época agrícola perspectiva lavrar um total de 172 hequitares de diversas culturas, nomeadamente: 75 hequitares de milho, 75 de feijão, 20 de arroz e 2 de horticulas.
Em termos de responsabilidade social, o apoio é de postos de trabalho, parte dos trabalhadores são locais, principalmente os sazonais. Neste momento está em curso a construção da linha de energia elétrica para o local onde se encontra a empresa, que também irá beneficiar a população. (Davide Valente)

0 Comments