Na província do Niassa, distrito do Lago, a população da localidade de de babelo em Messumba, concretamente no bairro de Bábelo, mostra se comprometida com a educação dos seus filhos, construindo salas de aula, por forma a melhorar as condições de aprendizagem.
O projecto prevê construir três (3) salas de aula e uma secretaria, e conta com o apoio do Smart Eduardo Katawala, antigo combatente e dirigente nacional , que com participou com algum material de construção , com destaque para cimento e tijolos, explicou Tomás Aidão, secretário do bairro de Bábelo.
A escola foi tornada independente no ano passado, depois de ter funcionado como Salas anexas da escola primária de Messumba, neste momento funciona numa residência emprestada por um cidadão, com duas salas de aula e conta com 221 alunos de 1ª a 6ª classes, assistidos por cinco (5) professores.
O senhor Smat Catauala destacou se como um pilar fundamental fornecendo tijolos para que a obra prossiga sem sem grandes interrupções.
A diretora da escola, Felismina Cássimo expressou sua satisfação pela construção de salas de aulas, porque as actuais são pequenas e não oferecem melhores condições, para além de que o proprietário do espaço está a precisar o com arranque da estrutura e preocupada com indignação da antiga escola" estamos a ser expulsos com o dono das duas casas onde a escola funciona,
porque as crianças quando chegam antes do docente estragam portas e janelas, e o dono não está a gostar, até próximo ano somos obrigados a abandonar o local"disse a diretora Felismina.
O espaço onde que estão sendo erguidas as salas de aulas foi doado pelo o Sr Catawala, que igualmente construir com fundos próprios, 3 salas de aulas, na escola secundária Local ( Messumba), tendo culminou com a elevação daquele estabelecimento de ensino para 2º ciclo ( 11ª e 12ª classes). Davide Muianga
0 Comments