No Município de Cuamba, sul da província de Niassa, norte de Moçambique, a 16 de Setembro de 2025, um incêndio de grandes proporções devastou, na tarde daquela terça-feira, 47 bancas instaladas na zona chamada Antiga Feira. O fogo, que teve início por volta das 12h45, levou mais de duas horas a ser controlado, deixando comerciantes em estado de choque e prejuízos avultados.
De acordo com testemunhas, o incêndio começou no interior de uma das barracas, onde a proprietária se encontrava a preparar uma refeição. Um alegado curto-circuito terá provocado as primeiras chamas, que rapidamente se alastraram para outras estruturas.
“Não conseguimos salvar quase nada. O fogo espalhou-se muito rápido e, para piorar, algumas pessoas aproveitaram-se da situação para roubar mercadorias”, relatou um dos proprietários afetados.
Um outro comerciante, que preferiu não se identificar, contou que perdeu um congelador e várias bebidas “Na minha barraca queimou-se um congelador e ainda me roubaram duas grades de cerveja cheias e duas vazias. Enquanto alguns fingiam ajudar a apagar o fogo, outros aproveitavam para levar os nossos bens.”
As bancas, construídas recentemente com material precário haviam sido montadas para acolher as festividades dos 54 anos da Cidade de Cuamba, a celebrar-se no próximo dia 30 de setembro. Algumas delas já estavam equipadas com energia elétrica, congeladores e geleiras para venda de bebidas e refrigerantes, situação que terá facilitado a propagação das chamas.
Até ao fecho desta edição, ainda não havia sido divulgada a estimativa oficial dos prejuízos, nem relatados feridos. As autoridades locais estão a investigar as causas do incêndio, enquanto comerciantes pedem maior segurança e prevenção em futuras instalações. (Ma Mataca)
0 Comments