Imagem ilustrativa
Virou moda, e acontece todos os dias. O cabrito come onde está amarrado soa normalmente no distrito de Balama, onde no lugar de ajudar, o uso de carros do serviço para fins pessoais virou normal, por isso, as ambulâncias do SDMAS de Balama transportam passageiros como se fossem "chapa-cem"
As ambulâncias dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social (SDMAS) no distrito de Balama, na província de Cabo Delgado, estão a ser utilizadas indevidamente como transporte de passageiros, no regresso das missões de evacuação para o Hospital Rural de Montepuez, na região sul da província de Cabo Delgado.
A título de exemplo, uma ambulância da marca Toyota Land Cruiser, com a matrícula 610 MC, pertencente ao SDMAS de Balama, foi vista ontem, dia 25 de julho, parada na estação rodoviária de Montepuez à espera de passageiros até por volta das 20 horas.
Segundo o motorista da viatura, a ambulância havia sido usada para transportar um doente transferido do Centro de Saúde de Balama para o Hospital Rural de Montepuez. O condutor justificou que "não podia voltar vazio para casa".
Fontes que se encontravam na viatura revelaram que esta prática é recorrente. De acordo com os mesmos, os passageiros pagam 200 meticais para serem levados até ao distrito de Balama, mesmo tratando-se de um meio de transporte destinado exclusivamente a emergências médicas.
Esta situação levanta preocupações quanto à utilização indevida de recursos
públicos, colocando em causa a ética e a legalidade do serviço prestado pelas
instituições de saúde no distrito. (Abel Buruhane)
0 Comments