O posto administrativo de Chiúre-Velho, distrito de Chiùre em Cabo Delgado está em chamas desde as 11 horas de hoje, quando um grupo de homens armados chegou à sede. Ao perceberem o movimento estranho, os moradores entraram em fuga.
Segundo fontes que, neste momento, estão a caminhar pelas matas em busca de um caminho seguro para a vila-sede do distrito, os atacantes, munidos de armas de fogo alguns trajando fardamento militar, teriam chegado à sede vindos da zona de Nantavo, de onde a população já havia fugido na tarde de ontem por receio da sua aproximação.
Algum tempo depois, começaram a ouvir-se disparos, inclusive de armas de grande calibre, vindos da área da secretaria e do posto da PRM, presumindo-se um ataque direccionado a infra-estruturas do Estado.
Sem dar muitos detalhes, o jovem Anli, residente na sede do posto de Chiúre-Velho, afirmou que, no momento da chegada dos insurgentes, encontrava-se na secretaria juntamente com o chefe do posto. A situação causou desconfiança por parte dos homens armados, ao depararem-se com pessoas no local.
É a primeira vez que a sede do posto
administrativo de Chiúre-Velho é atacada por insurgentes. Antes disso, já
haviam sido atacadas as aldeias de Nantavo, Micolene, Magaia, Ntonhane e Mmala.
(CC)
0 Comments