Escola de Macaloge apetrechada com equipamentos de informáticos

A Escola Secundária de Macaloge, situada numa das zonas mais recônditas do país, a norte do distrito de Sanga, província de Niassa, acaba de dar um passo significativo na modernização do ensino com a recepção de 20 computadores e a instalação de um sistema de internet (Wi-Fi), fruto de uma parceria estabelecida com a operadora de telecomunicações Vodacom, fornecida pela fundação, no âmbito do "programa Vodacom faz crescer".


O projecto visa reforçar a qualidade da educação local, colocando ao dispor dos estudantes ferramentas tecnológicas que lhes permitem acompanhar a evolução digital e preparar-se melhor para os desafios do futuro.

Segundo o Director Adjunto da escola, Nuro Sanato Iassine, esta iniciativa representa um avanço notável na consolidação do conhecimento dos alunos e na integração das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem "Estamos ON".

“Estamos muito satisfeitos com este projecto e aproveitamos para convidar outras empresas a implementar iniciativas semelhantes. Acreditamos que a inclusão digital é uma base importante para o sucesso académico dos nossos estudantes”, afirmou.

A escola conta já com um docente especializado na disciplina de Informática, e decorrem atualmente acções de sensibilização junto das comunidades locais para incentivar a inscrição de mais jovens nos pacotes de informáticos oferecidos.

O objectivo é aumentar o leque de competências dos estudantes, proporcionando-lhes mais oportunidades no mercado de trabalho.

Apesar deste avanço, o Director Adjunto reconhece que o processo de ensino enfrenta diversos desafios, principalmente a insuficiência de professores em disciplinas-chave como Matemática, Educação Visual, Biologia, Desenho e Educação Física.

Segundo Iassine, a escola tem colmatado essas lacunas com a mobilização de docentes que possuem algum domínio nessas áreas, através de uma gestão interna coordenada. No entanto, o pagamento das horas extras continua a ser um obstáculo.

“O pagamento das horas extras tem sido um verdadeiro calcanhar de aquiles". Embora tenhamos conseguido efectuar os pagamentos nos anos de 2022 e 2023, ainda aguardamos ansiosamente o pagamento referente ao "ano 2024 e o presente ano lectivo 2025”, lamentou.

Em termos de aproveitamento pedagógico, a escola regista atualmente uma cifra na ordem de 82% em relação ao igual período do ano transacto, que foi de 79%, um indicador que Iassine considera encorajador e reflexo do empenho colectivo entre direcção, docentes e estudantes. “É um bom caminho e estamos a trabalhar para melhorar ainda mais”, sublinhou.

Contudo, outro problema recorrente é a frequência irregular dos alunos, sobretudo após os períodos de férias escolares. O Director Adjunto alerta para o facto de muitos estudantes demorarem a regressar às aulas, o que compromete o ritmo lectivo.

“Temos notado esse comportamento em várias comunidades. Os alunos não conseguem voltar cedo quando se inicia um novo trimestre, e isso tem sido motivo de preocupação para a direcção”, destacou. Iassine, aproveitou apelar aos pais e encarregados de educação no sentido de sensibilizarem os seus educandos para que regressem atempadamente às aulas, evitando assim perturbações no processo de ensino e aprendizagem.

Com as novas ferramentas tecnológicas agora disponíveis, a Escola Secundária de Macaloge reforça a sua capacidade de fornecer uma educação de qualidade, moderna e inclusiva, e a comunidade escolar deposita grandes esperanças no impacto positivo que este projecto trará para o futuro dos estudantes da zona de influência pedagógica. (Ma Mataka)

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