Bancos não querem saber de Palma e ATM em Afungi é para "madodas

 

O distrito de Palma sem serviços bancários. Após os ataques que ocorreram no distrito de Palma, desde a zona de Pundanhar até à vila-sede, bem como no vizinho distrito de Mocímboa da Praia, todos os bancos existentes em Palma como o Standard Bank e o Millennium BIM deixaram de funcionar. Os funcionários desses estabelecimentos abandonaram o distrito.

Tudo isso visa evitar o que aconteceu em 2021, quando os terroristas entraram na vila-sede do distrito. Naquela altura, houve grande confusão envolvendo alguns bancos que operavam ali. Por essa razão, até hoje o BCI ainda não retomou as suas atividades no distrito.

Dizem que, devido à ausência de serviços bancários, muitas famílias estão a passar fome, mesmo tendo dinheiro nas suas contas. Até mesmo em Quitunda, onde havia um ponto de apoio que ajudava muitas pessoas residentes longe da vila-sede de Palma, a situação é a mesma e ainda não se sabe quando os serviços voltarão.

Um dos bancos que poderia ajudar a população de Palma nesta situação é o que funciona dentro do acampamento de Afungi. No entanto, o acesso a esse local é restrito: nem mesmo as forças de defesa e segurança entram livremente. O banco serve apenas os dirigentes das empresas e das FDS, não estando disponível para todos os trabalhadores do acampamento.

Além disso, a população em geral afirma que o distrito de Palma ainda não está em boas condições, pois há vários sinais que demonstram isso. Os seguranças continuam a proteger os estabelecimentos bancários, mas os bancos permanecem encerrados. Dia e noite, as pessoas vigiam as caixas automáticas, sem sucesso.

Muitas pessoas em Palma ainda não utilizam os sistemas bancários móveis, o que agrava ainda mais a situação. (BP)

Post a Comment

0 Comments