População de Macomia tem dúvidas o fundo a ser disponibilizado pelo governo

 

No distrito de Macomia, na província de Cabo Delgado, durante uma reunião no bairro de Changane, a população daquela zona recusou e proibiu que qualquer funcionário do distrito levantasse o dinheiro que o governo disponibilizou. Ou seja, ela alega que não está bem esclarecida sobre o tal fundo.

A reunião realizou‑se no mesmo bairro, começou às 9h e durou três horas. Destinada a toda a população do bairro, deixou fora do conhecimento algumas pessoas, havia quem pensasse tratar‑se de antigos combatentes, mas não era esse o caso, uma vez que se discutiam assuntos de interesse geral.

Os presentes exigiram que os responsáveis não retirassem o montante disponibilizado pelo distrito nem o utilizassem para comprar material de guerra, armas (inclusive metralhadoras pesadas), aviões, helicópteros e outros equipamentos que, segundo alguns, serviriam para acabar com a guerra.

Segundo fontes que participaram da reunião, houve um aviso de que quem levasse o dinheiro sem o conhecimento de todos seria considerado traidor. Isso ocorre num contexto em que há informações de que algumas pessoas próximas aos insurgentes teriam recebido fundos desses grupos, o que gerou temor na população quanto à segurança do dinheiro.

Também foi dito que, depois de comprar material de guerra e pôr fim ao conflito, a intenção seria investir o restante em negócios para ressarcir os valores. No entanto, no momento isso é visto como arriscado perguntam‑se onde seriam feitos esses negócios e alertam que quem ostentar dinheiro poderá tornar‑se alvo.

Ao encerrar, informaram que em breve terá início a recepção/distribuição de alimentos para os refugiados e para as famílias atendidas em quase todo o distrito. (BP)

Post a Comment

0 Comments