O edil de Pemba, Satar Abdulgani, manifestou preocupação com o crescente número de pedidos de porte de arma na capital provincial de Cabo Delgado, alertando para uma possível “corrida” à obtenção de licenças.
“Estamos a receber na cidade de Pemba muitos pedidos de porte de arma. E isso não sei, são funcionários do aparelho do Estado, empresários e alguns cidadãos daqui da nossa praça, até alguns deles fora da nossa cidade. É preocupante quando recebemos estes pedidos em massa”, denunciou o autarca durante uma intervenção pública alusiva à semana de legalidade.
A declaração surge num contexto de insegurança persistente na província, marcada por ataques armados e deslocações forçadas nos últimos anos.
Abdulgani apelou à vigilância das autoridades competentes, afirmando acreditar que a Polícia da República de Moçambique (PRM) está atenta à situação.
“Quero deixar aqui um alerta”, sublinhou o edil, acrescentando que a proliferação de armas na cidade pode representar riscos adicionais para a segurança pública.
Até ao momento, a PRM provincial ainda não se pronunciou oficialmente sobre os números ou motivos que estão a impulsionar este aumento nos pedidos de porte de arma.
Sabe-se que Pemba, nos últimos dias virou uma cidade de crimes do tipo assalto a mão armada. (Mozanorte)

1 Comments
Estou indignado será que os pedidos de posse de uso de arma de fogo são canalizados ao Município?
ReplyDeleteOu Edil pensa que atribuição de posse legal de arma é um acto que obedece mera desejo de autoridade? Trata-se duma necessidade individual devidamente fundamentada e autorizada pelo Autoridade competente. ( Comandante Geral da PRM/MINT). É de Lei, não se trata de mera vontade.
Em função dos pedidos, o Edil devia se preocupar em procurar reforçar a segurança e vigilância na Urbe através de policiamento comunitário e junto com a PRM.
Os indivíduos que andam perpetuando assaltos nas residências portam armas de fogo, como é que os cidadãos não podem se defender desses malfeitores? Esse pensamento sinceramente…