Falta assistência técnica agrária no interior de Mecanhelas

 


Por: Jaime Paculeque 

Os camponeses do interior do distrito de Mecanhelas, na província do Niassa, norte de Moçambique denunciam a escassez de apoio por parte dos técnicos extensionistas, afirmando que nunca por eles foram assistidos.

Segundo os produtores, a inoperância desses profissionais tem provocado perdas significativas de safra e de renda.

"Nunca em nenhum vez ouvi dizer que um técnico da agricultura chegou cá no povoado falando de sobre actividade agrícola. Estariam a aparcer, ensinar-nos as técnicas de agrárias, mas nunca aparem”, afirma um residente numa comunidade de Chiuta.

Um outro praticante da horticultura, nas margens do rio Muchimazi, ainda no interior da vila do distrito, disse, "Sem visita. Agente tenta o que poder", lamentou.

Na última quarta‑feira, (05) durante a inauguração da loja de venda de insumos agrícolas na sede de Insaca, o administrador do distrito, José Abibo Iassine, fez um apelo ao setor agrícola:

"É preciso monitorar os campos de cultivo, acompanhar a aplicação das técnicas e garantir que os recursos cheguem às mãos dos agricultores", instau.

Iassine também exortou os jovens a deixarem o sedentarismo e a apostar no trabalho aproveitando os recursos naturais disponíveis para gerar auto‑emprego.

"Não é concebível que jovens reclamem de emprego diante de muitos recursos disponíveis na nossa terra e no lago. É preciso que se levantem, usem a terra e o lago para gerar auto‑emprego”, afirmou o administrador do distrito, José Abibo Iassine.

Post a Comment

0 Comments