Está a circular nas redes sociais, que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) interpelaram, na última quinta-feira, um minibus que transportava uma trela com 12 homens provenientes da província de Nampula e com destino ao distrito de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado.
Narra-se que a interpelação ocorreu na localidade de Miangaleua, uma região que, nos últimos anos, tem sido alvo de várias incursões por parte de insurgentes, à semelhança da aldeia vizinha de Xitaxi, também pertencente ao distrito de Muidumbe.
Devido à instabilidade, a circulação de veículos na zona é feita, na maioria das vezes, sob escolta militar, embora alguns motoristas ainda arrisquem transitar sem protecção.
Além da ameaça de ataques, a estrada que atravessa Miangaleua apresenta várias covas e buracos, exigindo dos condutores atenção redobrada.
Segundo informações locais, os 12 homens foram retirados do veículo e submetidos a investigações pelas FDS (militares), uma vez que casos semelhantes já haviam sido registados anteriormente.
No início do ano, as autoridades locais também haviam interceptado um veículo do mesmo tipo, transportando pessoas desconhecidas com o mesmo trajeto entre Nacala em Nampula e Mocímboa da Praia.
Contudo, muitos perguntam até que ponto, a idade de homens de Nampula à Cabo Delgado tem de ser motivo de interpelação pelas FDS numa altura em que é livre circulação para todos os moçambicanos no país. (BP)

0 Comments