Um vídeo de uma jovem está a circular nas redes sociais WhatsApp, Facebook, Instagram e YouTube no qual ela fala sobre a administradora do distrito de Muecate, antiga administradora do distrito de Liupo.
No vídeo, a jovem que se intitula mensageiro da população, denuncia a falta de colaboração da administradora com a população de Muecate e pede a sua retirada imediata do cargo.
A jovem, natural de Muecate, província de Nampula, afirma que a população local há muito tempo vem manifestando descontentamento com a atual administradora, pedindo a sua substituição, mas sem obter resposta, no caso específico do governador de Nampula.
Segundo ela, os moradores confiaram-lhe a missão de tornar o caso público por ser uma pessoa bastante activa nas redes sociais.
Durante o vídeo, a jovem também relatou as razões que levaram a população de Muecate a invadir os armazéns de produtos alimentares destinados às vítimas do ciclone Jude.
Segundo ela, o distrito recebeu esses produtos, mas a administradora teria arquivado os bens e se recusado a distribuí-los à população. Por esse motivo, os moradores pedem ao governador da província de Nampula, conhecido por Tio Salimo, que destitua a administradora, uma vez que a sua presença já não é bem-vinda no distrito.
A jovem acrescentou que, mesmo quando trabalhava em Liupo, a administradora era alvo de reclamações semelhantes, devido ao seu comportamento considerado pouco colaborativo com as comunidades locais. A população de Muecate também se queixa do abandono por parte do governo, destacando que várias pontes utilizadas para aceder às machambas continuam destruídas e sem previsão de reabilitação.
Enquanto em alguns distritos as pontes já foram reconstruídas como no caso do rio Monapo, em Muecate a situação permanece crítica. A população teme que, no próximo ano, o distrito enfrente uma grave crise de fome, uma vez que muitas famílias continuam sem acesso às suas áreas agrícolas devido à destruição das pontes.
De acordo com uma fonte do distrito de Liúpo, que falou ao Mozanorte nos primeiros meses do ano, após uma manifestação popular, foi possível confirmar que a administradora mantinha sob sua posse vários bens, como redes, barcos, motorizadas e bicicletas, sem distribuição à população.
Actualmente, a população de Muecate aguarda respostas do governador de Nampula sobre dois pontos principais: a substituição da administradora distrital e a reconstrução das pontes que ligam as comunidades às suas machambas “O rio Monapo já foi resolvido, e nós? Será que não somos também pessoas?”, questiona a representante dos moradores. (BP)

0 Comments