Garimpeiro morre durante as suas actividades em Namanhumbir

 

Nos últimos anos, o distrito de Montepuez, em Cabo Delgado, tem registado várias mortes trágicas e assustadoras, tanto resultantes das actividades mineiras em Namanhumbir como de ataques de grupos armados. Raramente passa um mês sem que se registem notícias desse tipo na região.

Durante a semana, ocorreu uma morte na aldeia de Namaca, no posto administrativo de Namanhumbir, distrito de Montepuez. O incidente aconteceu durante as actividades mineiras na zona de Fura, localizada na mesma aldeia.

A vítima trabalhava com os seus colegas quando a terra desabou, soterrando-o completamente. Os companheiros, em pânico, chamaram socorro, mas já nada havia a fazer. A comunidade de Namaca ficou profundamente abalada com o ocorrido.

Após a recuperação do corpo, em coordenação com as autoridades locais, o mesmo foi entregue à família para a realização das cerimónias fúnebres ainda no mesmo dia, uma vez que o falecido era natural e residente na aldeia de Namaca.

Situações deste género não são novas nas minas de Montepuez. Em várias zonas onde os garimpeiros exercem as suas actividades, têm ocorrido acidentes semelhantes, embora muitos não cheguem a ser reportados pela imprensa da região norte. (BP)

Post a Comment

0 Comments