O número de mortos resultante das recentes incursões terroristas no distrito de Memba, província de Nampula, aumentou para cinco, segundo confirmou o Governador provincial, Eduardo Abdula. Uma das vítimas foi decapitada, reforçando o clima de terror e insegurança vivido nas comunidades afetadas.
A informação foi avançada esta terça-feira, durante a visita do governador ao posto administrativo de Alua, no distrito de Eráti, local que acolhe milhares de deslocados provenientes dos postos administrativos de Mazua, Chipene e Lúrio, em Memba, alvos de ataques violentos na última semana.
De acordo com Abdula, cerca de oito mil pessoas continuam concentradas em Alua, fugindo da violência que tem devastado várias comunidades. O número de deslocados pode aumentar à medida que mais famílias procuram abrigo seguro.
As autoridades provinciais reafirmaram o compromisso de continuar a prestar assistência humanitária, ao mesmo tempo que apelam à união dos parceiros de cooperação, organizações da sociedade civil e cidadãos para apoiar as populações afetadas.
"A situação é extremamente delicada. Estas famílias perderam tudo e precisam urgentemente de apoio humano e material para reconstruírem as suas vidas”, reiterou o governador.
Os ataques da última semana representam um novo agravamento da insegurança na província, que há meses enfrenta investidas de grupos armados em zonas remotas. (Mozanorte)

0 Comments