A problemática Estrada Nacional N380, no troço Macomia–Ausse, em Cabo Delgado, está a beneficiar de uma intervenção de melhoramento, com destaque para o desvio da baixa de Mengueleua, no rio Messalo.
Os trabalhos arrancaram no dia 20 de Dezembro de 2025 e abrangem uma extensão de cerca de três quilómetros, visando a reabilitação da plataforma danificada para melhorar a transitabilidade naquele importante corredor rodoviário.
Segundo o delegado provincial da Administração Nacional de Estradas (ANE) em Cabo Delgado, Jorge Govanhica, a intervenção consiste na reparação da plataforma através da aplicação de solos selecionados provenientes de câmaras de empréstimo, tout-venant e rachão.
“O material britado está a ser transportado a partir do distrito de Mueda, enquanto os solos estão a ser extraídos localmente”, explicou.
Para a execução das obras, o empreiteiro mobilizou um conjunto significativo de meios, incluindo uma motoniveladora, uma escavadora, seis camiões basculantes, um camião cisterna, um cilindro, uma pá mecânica e um bulldozer.
Govanhica adiantou ainda que os trabalhos deverão estar concluídos num prazo estimado de duas semanas, sendo executados pela empresa Construções Abubacar Varinda. Acrescentou que a intervenção está a decorrer sem sobressaltos, contando com a garantia de segurança assegurada pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS).
Por sua vez, Chabir Abubacar Varinda, responsável da área de construção da empresa, explicou que o processo de adjudicação foi realizado através de concurso localizado, do qual a Construções Abubacar Varinda saiu vencedor. (Abel Buruhane)

0 Comments