Município de Pemba garante apoio para materialização da vacina contra malária

 

A garantia é dada pelo senhor Chafi Invita, Vereador da Área de Saúde.

Tendo sido a cidade de Pemba o palco do lançamento da campanha de vacinação contra a malária, o Município demonstra confiança e reforça a responsabilidade que tem perante os munícipes. Trata-se da campanha de vacinação contra a malária, iniciada no dia 4 de Dezembro de 2025.

Segundo Chafi Invita, Vereador da Área de Saúde, o lançamento desta vacina constitui um marco significativo na luta contra a malária, uma doença que continua a afectar famílias, especialmente crianças e mulheres grávidas.

“A vacina representa esperança, protecção e um futuro mais saudável para todas as crianças”, afirmou Chafi Invita.

O vereador acrescentou ainda que o Conselho Municipal de Pemba reafirma o seu compromisso de continuar a apoiar e a colaborar estreitamente com as autoridades de saúde da sua jurisdição e com os parceiros, garantindo que esta campanha abranja todos os treze bairros, especialmente as famílias mais vulneráveis.

“A nossa missão é velar pelo bem-estar dos munícipes de Pemba e promover um município saudável e seguro”, destacou.

Na ocasião, o Vereador da Saúde exortou todos os munícipes a participarem activamente, vacinando-se, protegendo-se com o uso de redes mosquiteiras, mantendo os espaços limpos e seguindo as orientações dos profissionais de saúde.

Entretanto, Armindo Chicava, Director do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Pemba, informou que, nos primeiros nove meses do ano em curso, foram realizadas 159 palestras sobre malária. As sessões decorrem diariamente nas 11 Unidades Sanitárias e nos 13 bairros, conduzidas pelos membros dos comités de saúde.

Ainda de acordo com Armindo Chicava, no mesmo período, 12.476 mulheres grávidas receberam a quarta dose do Tratamento Intermitente Preventivo (TIP), e o distrito de Pemba prevê vacinar 8.974 crianças contra a malária. (Abel Buruhane)

Post a Comment

0 Comments