Mulheres de Mecannhelas vítimas de ciúmes quando participam nas despesas de casa

Na manhã deste domingo (25.01), uma pesquisa realizada em Mecanhelas na província de Niassa revelou que as mulheres da região enfrentam um obstáculo significativo para contribuir financeiramente para a família: o ciúme dos maridos.

As mulheres entrevistadas afirmaram que desejam ajudar a pagar as contas da casa, mas são impedidas pelos maridos ciumentos. "Queremos ajudar nossos maridos com as contas da casa, mas eles não nos deixam fazer negócios", disse uma das mulheres.

Os homens, por outro lado, alegam que receiam que as suas mulheres se envolvam em outros assuntos obscuros ao invés de negócios. "Não há confiança. Elas podem ir ao mercado e ter outros objetivos, então, para evitar, não dá para permitir que façam negócios no mercado", disse um dos homens.

A situação é um reflexo da necessidade de mudança de mentalidade e da importância da comunicação aberta e honesta entre os casais. A independência financeira das mulheres é fundamental para o desenvolvimento da família e da comunidade.

No entanto, apesar dos desafios e preconceitos, há jovens mulheres que se dedicam ao empreendedorismo, como a venda de diversos produtos no mercado, como hortícolas e outros alimentos, garantindo o sustento familiar. 

"Nós, quando vamos ao mercado, temos uma única finalidade, vender nossos produtos, mais nada. Deixamos nossos maridos em casa, e ao regressar, encontramos-os enquanto já fizeram todas as atividades de casa, incluindo preparar a refeição", disse uma das mulheres empreendedoras, vendedora de hortícolas, destacando a sua dedicação e responsabilidade. (Jaime Paculeque)

Post a Comment

0 Comments