Naufrágio no litoral de Nampula deixa seis desaparecidos em Memba


Pelo menos seis pessoas estão desaparecidas na sequência do naufrágio de uma embarcação de passageiros e carga ocorrido no passado dia 4 de janeiro de 2026, no mar largo, na zona onde as águas do Rio Mecuburi se encontram com o oceano Índico, no distrito de Memba, província de Nampula.

De acordo com informações na posse do Mozanorte, a embarcação fazia o trajecto Simuco–Nacala Porto e transportava 14 pessoas, entre tripulantes e passageiros, além de carga diversa, incluindo sacos de carvão, mandioca seca e rolos de cabos, cujas quantidades não foram apuradas.

Segundo o apurado, as oito pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas para a zona de Baixo Pinda, na localidade de Geba, distrito de Memba, enquanto seis continuam desaparecidas.

Um dos sobreviventes, tem 12 anos de idade, e este relatou às autoridades que a embarcação partiu de Mucotho-Simuco no dia 3 de janeiro, com destino a Nacala Porto. Ao atingir a zona de confluência entre o rio e o mar, a embarcação teria sido atingida por ondas fortes, acabando por virar e lançar passageiros e carga à água.

O menor explicou ainda que, após nadar por algum tempo, conseguiu pedir socorro a uma outra embarcação que seguia para Nacala Porto. Esta regressou ao local do acidente e conseguiu resgatar sete pessoas com vida, além do próprio jovem, totalizando os oito sobreviventes. (Mozanorte)

Post a Comment

0 Comments