Comunidades de Ancuabe com agricultura fortalecida devido a silos e moagem

O Governo Distrital de Ancuabe, em Cabo Delgado, entregou recentemente 40 silos plásticos a agricultores de várias aldeias, incluindo Muaguide, Nanjua, Nacussa e Muaja. 

A iniciativa tem como objetivo melhorar a conservação de sementes e produtos agrícolas, evitando perdas e danos, além de ser um passo importante no apoio contínuo às comunidades locais.

Na aldeia de Muaguide, foram entregues 13 silos, beneficiando diretamente 13 produtores. Destes, 4 são membros de 3 Associações (2 da Ulipihana e 1 da Ulima Urera), 6 são agricultores de Nacussa (4 da Associação Menos Ambição e 2 da Organização de Produtores), e 3 beneficiaram o Grupo Associado de Nutrição de Gihote.  

Os restantes 27 silos foram distribuídos entre associações e grupos de produtores das aldeias de Nanjua e Muaja.

Segundo apurado pelo Mozanorte, os silos foram doados pelo "Programa de Desenvolvimento da Cadeia de Valor Agroalimentar Inclusiva (PROCAVA)" e visam apoiar o desenvolvimento agrícola sustentável, permitindo que as comunidades armazenem suas sementes de maneira adequada para a próxima safra.

Durante a cerimônia de entrega, o Administrador Distrital, Belmiro Casimiro, pediu aos beneficiários que utilizem de forma responsável os materiais recebidos.

Além disso, na segunda-feira, foi realizada a entrega de uma moagem de pilar e moer à Associação A PAZ, localizada na comunidade de Nangumi. Adquirida pela AMA, a moagem visa reduzir o esforço dos agricultores e aumentar a produtividade local, fortalecendo a agricultura da região.

Essas acções têm como objetivo fortalecer a segurança alimentar, capacitar os produtores e impulsionar a economia local, promovendo o uso eficiente de recursos e infraestrutura nas comunidades beneficiadas. (Mozanorte)

Post a Comment

0 Comments