A província de Cabo Delgado registou, nas últimos dias, um cenário de instabilidade marcado por ataques armados, operações militares e uma tragédia natural que resultou na perda de vidas humanas nos distritos de Mueda, Meluco e Macomia.
Descargas elétricas matam três pessoas no dia 11 de fevereiro, a aldeia de Ngapa, no distrito de Mueda, um incidente fatal provocado por condições climatéricas adversas. Durante um forte temporal que assolou a região, descargas elétricas atmosféricas atingiram um grupo de residentes. O balanço final confirma a morte de três homens e o ferimento de outros três, que foram encaminhados para unidades sanitárias locais.
Ainda na quarta-feira, 11 de fevereiro, a aldeia de Minhanha, no distrito de Meluco, foi alvo de uma suposta prática violenta. Segundo relatos os atacantes estavam munidos de espingardas e catanas e assassinaram um homem durante a abordagem, saquearam diversas residências, subtraindo bens alimentares e pertences. Diz-se que raptaram uma mulher, que viria a ser libertada horas depois, após o grupo se retirar para as matas.
Em Macomia, Forças Ruandesas capturam suspeitos no posto administrativo de Mucojo (Macomia), uma zona que continua a ser uma zona de alta vigilância. No dia 10 de fevereiro, as Forças de Defesa do Ruanda detiveram dois indivíduos que circulavam de motocicleta nas proximidades do quartel general. Os indivíduos são suspeitos de actuar como agentes de logística ou informadores dos insurgentes que operam naquela faixa costeira. (Mozanorte)

0 Comments