Efeitos de Jude: Fatal desabamento de casas em Nacala-Porto

 

Devido às intempéries do ciclone Jude que se fez sentir  desde a noite do último Sábado até na manhã desta segunda-feira o distrito de Nacala-Porto, província de Nampula, norte de Moçambique,  registaram-se vários danos, dentre eles, casas desabadas e alagadas, e estradas cortadas.

Neste contexto, Malinde Abudo, Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestrutura no distrito de Nacala, que falava na manhã da última Segunda-feira em torno da situação falou de destruição das infraestruturas públicas e privadas.

"Em relação como a cidade acordou não vou avançar, a cidade não está boa temos grande problema o deslizamento de terra,que vulgarmente chamamos de erosão, está afectar muito a nossa cidade, como sabem, já não há transitabilidade para em varias zonas, a bacia de Mocone está a transportar muita água que vem aqui na baixa da cidade, na zona 1 a chama zona industrial também está parcialmente destruída por conta dessas águas, na zona do São Vicente foram várias casas destruídas ainda não tenho um número real, mas 9 famílias já estão desalojadas e esta alocadas na escola Primária de Ontupaia, deixo um grande apelo a população de Nacala que saiam das zonas de erosão para que possam se abrigar, nas escolas, igrejas e mesquitas".

Dados em nosso poder dão conta que há previsão de formação de mas um ciclone denominado Ivone. Aliás, este que terá as mesmas precipitações que o Ciclone Jude. Mozanorte apurou ainda que o desabamento de casas em Nacala-Porto resultou em mortes. (Gabriel Cassimo)

Post a Comment

0 Comments