Mudança na doutrina após retorno do pastor provoca ruptura e leva juventude a seguir nova vertente ligada à Igreja Monte de Fogo.
Em Mocímboa da Praia, norte de Moçambique, um conflito doutrinário causou uma cisão na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Tavana, uma das mais tradicionais da região.
O desentendimento teve início após o retorno do pastor local, que, durante o período de deslocamento causado pela guerra, passou a seguir práticas da Igreja Monte de Fogo, apurou Mozanorte.
Ao reassumir a liderança da congregação, implementou mudanças litúrgicas sem consultar os conselhos da igreja, provocando forte reação dos fiéis e líderes locais.
A alteração no estilo de culto, nas orações e na postura pastoral gerou desconforto entre os membros mais antigos da igreja, que viam nas novas práticas um rompimento com a tradição espiritual da comunidade.
A tensão culminou na saída do pastor, que levou consigo parte significativa dos fiéis, principalmente jovens.
O caso gerou profunda divisão entre os crentes e acentuou o sentimento de fragilidade numa comunidade ainda em processo de reconstrução social e emocional após os conflitos armados.
Autoridades religiosas locais buscam agora
formas de mediar o diálogo e promover a reconciliação entre os grupos. (Armando António)
0 Comments