Técnicos de Saúde do SDSMAS de Mueda sofrem interpelação por insurgentes no troço Criação–Nantadola

 

FOTO ILUSTRATIVA


Uma situação alarmante foi vivida no dia 12 de julho pelos profissionais de saúde do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) de Mueda em Cabo Delgado, caracterizado por um desespero após ameaça de morte por terroristas.

A ambulância que transportava a equipa técnica vinda de Pemba foi interpelada por insurgentes no troço entre Criação e Nantadola ao longo da EN380.

Segundo informações apuradas, os malfeitores ordenaram a paragem da viatura e conduziram os ocupantes para o interior da mata, cerca de um quilómetro da estrada, onde foram submetidos a revistas minuciosas.

Durante o incidente, os pertences pessoais dos técnicos foram saqueados e os mesmos foram obrigados a entregar valores monetários, enquanto eram ameaçados de morte pelos terroristas.

Felizmente, após o acto, os insurgentes libertaram os técnicos e permitiram a continuação da viagem com a ambulância. Apesar do susto e da perda material, não foram registados ferimentos físicos entre os reféns que estavam na companhia de outros que se faziam em outras viaturas.

As autoridades locais foram notificadas e já se encontram a par da ocorrência, aliás, nessa altura, teriam aparecido os soldados ruandeses, mas os terroristas já tinham abandonado o local.

Um funcionário manifestou que o SDSMAS de Mueda agradece a Deus pelo regresso seguro da equipa e apela a reforço de segurança para garantir a protecção dos trabalhadores e das populações ao longo daquela estrada. (Mozanorte)

 

Post a Comment

0 Comments