Nesta quinta-feira, 29-01- 2026, foi inaugurado um novo Centro de Saúde no povoado de Ncuesso, em Mandimba, centro da Província do Niassa.
A cerimônia contou com a presença do Edil Wala Bernardo Dauda, que destacou a importância da unidade para os mais de 2.889 habitantes da região, situada a cerca de 15 quilômetros da vila autárquica.
O presidente do conselho municipal exortou a comunidade a denunciar casos de corrupção na nova unidade hospitalar, que também contará com uma maternidade.
O Administrador do Distrito, Emídio Bejnamim Xavier, incentivou as mulheres a optarem por partos institucionais, já que o centro possui uma sala dedicada para este fim.
Enquando, Armando Joaquim, Diretor do Serviço de Saúde Mulher e Ação Social, ressaltou que a nova infraestrutura não apenas prestará diversos serviços, mas também reduzirá a distância que a população percorria para acessar cuidados de saúde.
A população de Ncuesso expressou sua gratidão pelo esforço da edilidade, pois antes enfrentavam longas distâncias para chegar a uma unidade hospitalar, o que afetava principalmente as mulheres grávidas.
A nova unidade, que possui compartimentos para consultas, laboratório, sala de parto, farmácia e banheiros, foi construída com um investimento de 11.288.756,50 meticais. (Ma Mataka)

0 Comments