Agente de carteira móvel (e-Mola) é lhe devolvido notas falsas por clientes em Nacala Porto

Na província de Nampula, no início deste ano, tem-se verificado uma maior circulação de notas falsas em alguns distritos. Até ao momento, os distritos já identificados são Nacala Porto, Liupo e Mogovolas.

Os principais alvos dessas notas falsas têm sido os agentes de carteiras móveis, nomeadamente M-Pesa e e-Mola. Um caso desse tipo ocorreu na tarde de ontem, na cidade de Nacala Porto, no bairro Ontupaia, no mercado 01 de Junho, onde um agente de carteira móvel e-Mola devolveu aos seus clientes notas falsas de 50 e 100 meticais durante o levantamento de valores. Posteriormente, constatou-se que as notas não eram verdadeiras, por não apresentarem alguns dos sinais de segurança existentes nas notas autênticas.


Houve muito barulho e agitação no local, pois o agente recusava-se a trocar as notas, alegando que também as tinha recebido de clientes e que não conseguia identificar quem lhe havia entregue as notas falsas.


Durante a confusão, algumas pessoas aconselharam o agente a trocar as notas para evitar maiores problemas, uma vez que os clientes pretendiam recorrer às autoridades policiais para apresentar o caso. Acresce que a zona é bastante distante do posto policial, o que poderia resultar na detenção imediata do agente por estar a movimentar notas falsas.

As nossas fontes revelaram ainda que, nos distritos de Liupo e Mogovolas, situações semelhantes têm ocorrido. Em alguns postos administrativos, algumas pessoas chegaram a ser detidas por alguns dias por serem encontradas a movimentar essas notas.

Segundo um documento do Banco de Moçambique, esclarece-se que qualquer pessoa que esteja na posse de notas consideradas falsas deve dirigir-se a uma instituição bancária para verificação, troca ou substituição das mesmas. (BP)

Post a Comment

0 Comments