Nacala-Porto: Residentes de Triângulo convivem com lixo há 10 anos

 

É neste cenário ( foto) que os moradores do bairro de Triângulo, na zona da FIPAG, em Nacala-Porto, província de Nampula, convivem com um montão de lixo há mais de 10 anos. Os residentes, que vivem em becos onde até as motorizadas têm dificuldades de circulação, afirmam que o trator de recolha de lixo do Conselho Autárquico não consegue chegar ao local para proceder à recolha dos resíduos.

Na manhã desta segunda-feira, o Mozanorte deslocou-se até ao local, onde presenciou de perto o cenário de um monte de lixo que, à primeira vista, parece um depósito de resíduos sólidos do Conselho Municipal de Nacala. No entanto, engana-se quem assim pensa, pois trata-se de um local onde o lixo é depositado pela própria população vizinha, que não dispõe de um espaço apropriado para o seu descarte.

Os moradores próximos daquele depósito dizem viver dias difíceis, visto que o lixo tem provocado um cheiro nauseabundo.

“É muito difícil falar deste assunto do lixo. Nós que vivemos aqui perto passamos por muitas dificuldades devido ao cheiro; às vezes, nem dá vontade de ficar em casa. Este montão de lixo é depositado por nós mesmos, porque não temos outro local para colocar. Até o próprio município não consegue entrar aqui para remover. Mesmo que conseguisse entrar, precisaria de uma semana completa para acabar com todo este lixo”, contou uma das residentes próximas ao local de depósito.

O senhor Selemana Amadeu também não poupou palavras e disse: “Este assunto é um dilema. Há até pessoas que vêm aqui e deitam cães mortos, criando mais problemas para nós que vivemos perto. Não tenho mais nada a comentar sobre este assunto.”

Dados em nosso poder indicam que o lixo depositado naquele local tem sido resultado de uma atividade diária dos moradores vizinhos, mesmo vendo que os resíduos já ocupam o caminho utilizado por alguns residentes para aceder a vários pontos da zona alta da cidade de Nacala-Porto. (Gabriel Cassimo)

Post a Comment

0 Comments