A estrada que liga a Vila de Chiúre ao Posto Administrativo de Katapua, numa extensão de cerca de 43 quilómetros, encontra-se em risco iminente de corte devido à degradação progressiva da via, agravada pelas chuvas que se registam diariamente na região.
Segundo relatos de comerciantes que exercem actividades no mercado localizado ao longo da via de Katapua, a falta de coordenação e colaboração entre o Conselho Municipal da Vila de Chiúre e o Governo Distrital tem contribuído para o surgimento de crateras (covas) que ameaçam a circulação normal de pessoas e bens.
Os comerciantes apelam às autoridades locais para uma intervenção urgente, alertando que, se nada for feito, a estrada poderá ficar intransitável a qualquer momento. “Pagamos taxas diárias ao Conselho Municipal, somos controlados pelo Governo do Distrito e somos contribuintes”, afirmaram, sublinhando o seu direito de exigir melhores condições de infraestruturas.
A população local queixa-se ainda de que só é lembrada em períodos eleitorais ou em encontros pontuais, enquanto os problemas reais vividos no dia a dia acabam por ser ignorados. “Não podemos ser importantes apenas no momento de votação. As autoridades também devem olhar para a situação que a população está a viver”, disseram.
Os entrevistados consideram preocupante o facto de Chiúre, apesar de estar rodeada por instituições governamentais e municipais, continuar a enfrentar dificuldades na reabilitação de estradas e noutras áreas essenciais. “Em Chiúre não devíamos sofrer com a reabilitação da estrada, tendo em conta que aqui estão estruturas importantes do governo e do município”, lamentaram.
Por fim, os comerciantes defenderam que, sendo o distrito vasto e beneficiando de vários investimentos do governo, a manutenção das estradas deve abranger não apenas a via Chiúre–Katapua, mas também as vias que ligam os diferentes Postos Administrativos desta parcela da província de Cabo Delgado. (Abel Buruhane)


0 Comments