Jovem detido e torturado em Muidumbe por não ser localmente muito conhecido



Cresce a preocupação quanto ao risco enfrentado por cidadãos que se deslocam ao distrito de Muidumbe sem serem conhecidos localmente, num contexto em que a Força Local, pressionada pela ameaça terrorista, nem sempre dispõe de tempo para averiguações aprofundadas. Essa situação pode levar à confusão entre civis e supostos membros de grupos terroristas.

Foi neste cenário que um jovem foi detido e alegadamente torturado pela Força Local, após uma denúncia anónima que o acusava de se encontrar em Muidumbe com a missão de reconhecer a área para uma eventual invasão terrorista.

No entanto, fontes próximas ao caso indicam que o jovem se deslocou a Muidumbe para visitar a sua esposa, de quem se encontra separado, mas que presta serviço voluntário no Centro de Saúde de Muatide. A visita tinha ainda como objetivo a apresentação formal à família e a legalização da união.

Após a detenção, o jovem foi transferido para o Comando Regional de Mueda, onde permaneceu sob custódia. Segundo as mesmas fontes, foi libertado na sexta feira , 30 de Janeiro de 2026, por falta de provas que sustentassem as acusações, após intervenção da família da esposa. No entanto, mesmo libertado, há informações que o jovem não está ainda ao convívio familiar. (Mozanorte)

Post a Comment

0 Comments