A província de Nampula regista um agravamento significativo de casos de cólera, com um total cumulativo de 1.514 casos de diarreia, tornando-se uma das regiões mais afetadas do país. O distrito de Nacala-Porto lidera o número de infeções, com mais de 700 casos cumulativos, sendo atualmente o epicentro do surto.
Em conferência de imprensa, realizada no passado dia 28 de janeiro, a Direção Provincial de Saúde de Nampula informou que, do total de casos registados, 18 resultaram em óbitos, dos quais 12 ocorreram fora das unidades sanitárias. Na Zona Económica Especial de Nacala, foram igualmente reportadas cinco mortes associadas à doença.
Para além da cólera, as autoridades sanitárias manifestam grande preocupação com o aumento de doenças negligenciadas, com destaque para a filariose linfática, que registou 2.554 casos, representando um aumento de 29% em relação ao ano de 2024. Os distritos de Nampula, Muecate e Moma são os mais afetados por esta enfermidade, situação que continua a preocupar o setor da saúde na província.
Face ao cenário, as autoridades sanitárias intensificam ações de sensibilização comunitária, apelando à prática de boa higiene, ao consumo de água tratada e a cuidados redobrados durante a época chuvosa, como forma de prevenir a propagação da cólera e de outras doenças de origem hídrica. (Gabriel Cassimo)

0 Comments