Os residentes do bairro Maiaia, em Nacala, convivem com lixo há mais de 3 meses, e o município não tem removido esse entulho, o que tem causado mau cheiro para os munícipes.
Neste contexto, a equipe do Mozanorte esteve no local na manhã desta terça-feira para verificar de perto o cenário e se deparou com um grande montante de lixo, que está gerando mau odor para os munícipes que utilizam a via para se deslocar a diversos locais.
Alguns dos entrevistados nesta terça-feira mostraram-se agastados com a situação deplorável que tem perturbado o sossego diário da população.
"Estamos nessas condições desde a última vez que o município veio retirar o lixo, já se passaram quase 2 meses. Convivemos com esse mau cheiro que torna até impossível utilizar esta via. O tal projeto do 'Tata Lixo', que o presidente mencionava durante a campanha eleitoral, ainda não foi implementado. Pedimos que se tome alguma providência para remover esse lixo", disse o senhor Celso Gonçalves.
A dona Laura Alberto Almaço afirmou: "É complicado falar sobre este assunto, porque não é só aqui que o lixo não é retirado. Mesmo ontem, passei pela zona do mercado do Cahuma e a situação é a mesma. Sempre ouvimos falar do presidente do município, com o 'Tata Lixo', 'Erosão Tata', mas ainda não vimos nada. Lixo nas ruas e erosão em alguns bairros."
"Pouco a comentar sobre esse assunto. É comum vivermos nessas condições neste lugar, que está sempre esquecido", comentou um morador que preferiu permanecer anónimo.
Entramos em contacto com a vereação do município na área de Urbanização para obter mais informações sobre a situação, mas nos foi exigido que apresentássemos uma credencial na Secretaria-geral para marcar uma audiência com o vereador responsável pela área.
Importa lembrar que essa situação não é novidade em alguns bairros de Nacala. Alguns mercados e feiras também têm sido um obstáculo para a remoção do lixo. Aliás, Faruk Momade Nuro, o edil de Nacala, havia prometido o fim deste problema durante sua campanha eleitoral, garantindo aos munícipes um novo projecto denominado Ekokhola Tata, que significa "Lixo Tata" em português. (Gabriel Cassimo)

0 Comments