Cabo Delgado: intervenções sociais que o governo se propõe fazer nos próximos 100 dias

Até 30 de Abril, o executivo de Cabo Delgado, alega que terá condições de materializar, sem desculpas, várias acções a favor da população, que além do mais recente fenómeno de ciclones, tem o desafio de terrorismo.

Assim, o Conselho Executivo Provincial de Cabo Delgado, reunido terça-feira, 05 de Fevereiro de 2025, em primeira Sessão Ordinária na cidade de Pemba, fará o seguinte:

A distribuição de 13.5 toneladas de sementes melhoradas para a presente campanha agrícola, aquisição e alocação de 79 moto bombas para os distritos de Nanagde, Meluco, Mueda, Balama, Ancuabe, Namuno, Metuge, Chiúre e Mecúfi.

Igualmente, vai concluir a construção do sistema de rega gota-a-gota em Nicuapa, no Distrito de Montepuez.

No sector das pescas serão alocados a pescadores 200 kits de conservação de pescado, nomeadamente, cool manes, congeladores e balanças, sendo 100 para o distrito de Quissanga, e outros 100 em Macomia.

Na mesma área, os pescadores dos distritos de Pemba, Quissanga e Macomia, vão beneficiar de 40 motores fora de bordo, 70 embarcações de pesca e 200 artes de pesca.

No sector de saúde com destaque na prevenção e  combate da malária, uma das doenças responsável de internamentos nas unidades sanitárias, as autoridades de Saúde na província vão distribuir de forma massiva, 1.771.400 redes mosquiteiras tratadas com insecticida, sendo que a população afectada pelo ciclone Chido,  vai continuar a merecer a devida assistência.

Tal como prometeu no dia de tomada de posse, o governador, segundo o comunicado tornado, não avança acções concretas para o fim do terrorismo. Também não foram apresentadas acções concretas para aliviar o custo de transporte e de vida ao nível da província de Cabo Delgado. (AA)


Post a Comment

0 Comments