Local Voices: Nampula: abertura do Ano Lectivo no distrito de Liúpo a meio de vergonha

 


Uma grande vergonha aconteceu esta sexta-feira 31/01/2025, no distrito de Liúpo, em Nampula, norte de Moçambique, durante a abertura do ano letivo.

De acordo com o plano da Direção Distrital de Educação ou do serviço Distrital de educação, juventude e tecnologia de Liúpo, a cerimônia deveria começar às 10 horas e terminar às 12 horas, mas isso não aconteceu.

Liúpo é um dos distritos mais afectados por manifestações, e tudo mudou. Hoje, a abertura do ano letivo não teve a participação dos pais, encarregados de educação ou alunos. Até mesmo os próprios professores, muitos deles, não compareceram ao evento, e não foi registado o número esperado de alunos nas escolas da sede distrital.

Administradora grande envergonhada

A cerimônia foi conduzida pela administradora do distrito, acompanhada pelo diretor distrital de educação, juventude e tecnologia e pelo chefe das operações distritais da PRM, por volta das 11 horas, nas instalações da Escola Primária de Liupo.

O que se viu é que a senhora administradora plantou algumas árvores e expressou sua grande preocupação com a ausência dos alunos, encarregados de educação e de muitos professores.

Ela visivelmente frustrada, avisou alguns directores de escolas presentes na reunião para que informassem os professores sobre a necessidade de retornarem aos seus postos de trabalho.

No entanto, a situação não se limita à educação. Em vários outros ministérios, muitos funcionários ainda não retornaram ao distrito devido à manifestação que afetou a região. Muitas escolas ainda não conseguiram matricular alunos, pois os professores temem entrar nas localidades antes da chegada da força policial. Esta é uma situação que preocupa as autoridades distritais.

Na vila sede, muitos encarregados de educação fugiram para as machambas (terras agrícolas) após a presença da força policial, alegando que poderiam ser recolhidos devido à vandalização que ocorreu em 24/12/2024.

Em fim, foi uma verdadeira vergonha, e a cerimônia durou apenas 20 minutos. (BP)


Se você quiser escrever ou relatar um evento em sua área rural, por favor envie um texto para mozanorte@gmail.com, garantiremos o anonimato sempre que preferir.

Post a Comment

0 Comments