Depois de um longo período sem chuva no distrito de Macomia, em Cabo Delgado, os camponeses estavam preocupados, pois as suas culturas nas machambas estavam a estragar-se devido à falta de chuva naquela região.
Na tarde da última sexta-feira, na vila-sede do distrito de Macomia, bem como nas aldeias vizinhas, registou-se uma chuva intensa acompanhada de uma forte trovoada, que resultou na morte de quatro pessoas: uma na aldeia de Machova, outra no bairro de Nanga e as restantes em outros bairros.
Além das vítimas mortais, seis pessoas desmaiaram na vila-sede devido à forte trovoada que se fez sentir. Após recuperarem os sentidos, algumas recorreram a práticas tradicionais e outras foram encaminhadas ao hospital para receber assistência médica.
A situação deixou os residentes preocupados com o elevado número de vítimas. Entre os seis sobreviventes, algumas pessoas ainda não recuperaram totalmente e continuam em tratamento.
Segundo uma fonte que falou ao Mozanorte, algumas vítimas acabaram por perder a vida no hospital. Actualmente, qualquer sinal de chuva tem causado preocupação na população, por se tratar de uma situação considerada fora do normal. A mesma fonte afirmou ainda que pode tratar-se de algo ligado a crenças tradicionais, uma vez que nunca tinha ocorrido um caso semelhante na região.
Acrescentou também que os dados apresentados referem-se apenas às pessoas que deram entrada no hospital, podendo o número real de afectados ser maior, visto que a trovoada não atingiu apenas um bairro, mas também várias aldeias vizinhas. (BP)

0 Comments