Cabo Delgado: Divergências afundam relações da Força Local de Mueda e Muidumbe

 

Há um caos no seio da Força Local em Mueda, distrito que abriga o quartel-general daquele grupo na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique. O caos é intensificado por sérias divergências internas. Enquanto Mueda serve como ponto de partida para os reforços destinados a outros distritos da província, a situação no terreno revela um cenário de tensões entre os diferentes contingentes, neste caso, o contingente de Muidumbe.

No sábado, um destacamento foi enviado para a zona baixa do distrito de Muidumbe, uma área onde os insurgentes continuam a aterrorizar a população. Contudo, relatos de descontentamento surgem de forças provenientes de Mueda, que acusam os membros locais de saírem ilesos das batalhas enquanto as tropas de fora enfrentam perdas significativas.

Uma fonte dentro daquele grupo partilhou que é uma situação que gera preocupação e que está a minar o trabalho conjunto de luta contra os terroristas em Cabo Delgado.

"Em todas as operações em que nos deslocamos para prestar socorro, somos nós, os forasteiros, que sofremos baixas. Os anfitriões, por sua vez, retornam sem ferimentos. Não conseguimos entender por que isso acontece", relatou um dos membros da Força Local.

O mesmo evidenciou que há uma crescente frustração com o tratamento desigual no campo de batalha.

Essas divergências internas surgem em meio ao aumento da violência nos distritos de Muidumbe, Macomia, na zona de Litandacua e Montepuez, onde os insurgentes têm intensificado os ataques, criando um clima de pânico.

A divergência no seio das forças locais só contribui para agravar a situação, dificultando ainda mais a capacidade de resposta à ameaça crescente, comentou a mesma fonte, sem avançar se o assunto vai a discussão ou não. (CC)

Post a Comment

0 Comments