Cabo Delgado: Uma reflexão sobre a situação do ensino secundário no distrito de Chiúre

 

A Escola Secundária de Chiúre é um dos maiores estabelecimentos de ensino do distrito, uma escola que acolheu e formou quadros do governo, entre eles antigos ministros, directores nacionais, provinciais, distritais e de diversos sectores.

A Escola Secundária de Chiúre é um edifício construído pelos padres, ou melhor, no período colonial, com uma estrutura que deixa a desejar. Foi uma grande referência, depois da Escola de Formação de Mariri, no distrito de Ancuabe, uma obra que não pode ser deixada de ser vista ou sequer esquecida, considerando ser um estabelecimento de ensino em um distrito, pois sua arquitectura demonstra uma grande arte para acolher alunos de várias partes do país. Aliás, até hoje, essa escola é lembrada por muitos. Quem passou por ali não esquece, segundo a expressão popular "WAPATIRI ONAVIRIYA VA", em língua Emakhwua, que em português significa "NO PADRE PASSA-SE AQUI".

Este é o slogan de todos que passaram por aquele lugar, e cada um recorda com carinho, como se fosse hoje. Porém, atualmente, a escola começou a perder credibilidade por simples fatos. Desde a época colonial, a escola possuía um internato, ou como era carinhosamente chamado na época, o "LAR", com o LAR "A" destinado às meninas, que não tinham salas de aula, apenas dormitórios, e conviviam com as irmãs.

O LAR "B" era destinado aos meninos e tinha tanto dormitórios quanto salas de aula para todos. Segundo os mais velhos, aquele local era considerado um centro de formação de um "homem novo", pois tudo era de qualidade, e as aulas eram ministradas por padres e irmãs.

Mas como a escola perdeu credibilidade?

 

Em 2005, a Escola Secundária de Chiúre perdeu o centro de internato, deixando de acomodar os alunos internos. Confesso que é a partir desse momento que começou a queda da escola. Os alunos passaram a alugar casas para frequentar as aulas na escola, e, com isso, começaram a ocorrer problemas estruturais, como quedas de telhados, pois algumas madeiras não aguentavam mais, estavam muito velhas, e a escola passou a pedir por uma reabilitação urgente.

Foram realizados alguns trabalhos por directores anteriores, mas nada significativo foi feito. A escola foi se deteriorando, até ser necessária a construção de novas salas de aula, já que o custo de reabilitação de algumas salas antigas era mais alto do que construir novas. Com as novas salas, algumas vozes clamam para que a escola retome seu status de centro de internato, o que é sempre apresentado nos discursos de abertura do ano lectivo.

Neste ano, na cerimónia de abertura do ano lectivo de 2025, o director da escola destacou que a principal necessidade da escola é ter um centro de internato equipado e em pleno funcionamento, para continuar recebendo alunos de várias partes do país.

É, de fato, necessário, para continuar a formar um novo homem. A Escola Secundária de Chiúre é uma escola do povo, é uma escola em que todos que passaram por ali gostariam de ver seus filhos estudando nesse estabelecimento de ensino. (Celestino Carlos)

 

 

 

Post a Comment

0 Comments