Urgente: Niassa: população mata agente da polícia em Nipepe

 

Na semana passada, aconteceu que a população espancou até a morte um agente da polícia de protecção e incendiaram posto de controle e residência do chefe da localidade de Mutumar distrito de Nipepe, província de Niassa, ao norte de Moçambique.

Ainda não sabe a real causa do conflito existente entre a população e a PRM em Nipepe, mas até aqui temos as seguintes interpretações.

Outros dizem que um cidadão possuía uma arma de fogo e andava a efectuar caça furtiva naquela parcela do país.

Numa outra versão, dizem que um grupo de manifestantes provenientes da  vizinha província de Nampula concretamente no distrito de Laláua entraram no distrito de Nipepe para promover a manifestação e foram se aglomerar na localidade de Mutumar para traçarem como iriam atacar. 

A população por ver movimentos estranhos denunciou à PRM. Em resposta, a PRM reforçou a equipa que trabalha com o posto de fiscalização afecto lá por pedido da população. 

Enquanto a PRM fazia a sua sondagem interpelaram um cidadão, na interrogação afirmou que não só apenas era ele, mas muitos. 

Quando o seu grupo se apercebeu do cenário, puseram-se em fuga, foi daí que  um policial atirou no pé o cidadão.

A população revoltou contra a polícia, criando assim uma autêntica confusão.

Voltando a versão anterior, uma equipa da PRM, após a denúncia de um cidadão ter possuído uma arma de fogo, deslocaram-se para recolher a arma e do próprio.

Chegando no local, o suspeito foi renitente e recusou, não tendo aceite que tinha a arma. Quando queria lhe algemar criou pânico até que um dos membros da PRM disparou para o pé do suspeito.

Após acompanhar o tiro a população veio à massa contra a polícia, um cidadão que tinha uma flecha atirou a atingiu um policial e os populares agrediram deixando o agente em estado de coma.

O polícia gravemente ferido foi evacuado para a hospital, onde minutos depois veio perder a vida.

E os restantes policiais puseram-se em fuga deixando alguns seus pertences e o serviço foi invadido pela população.

A população queimou a cancela de controle e a secretaria da localidade.

No entanto, informações indicam que o baleado e o atirador da flecha estão detidos.(Ma Mataca)

 

Post a Comment

0 Comments