Os residentes do bairro de Tielela, na cidade de Nacala, província de Nampula, apanharam óleo alimentar derramado no chão por um camião acidentado pertencente à empresa Lukcy, quando este tentava desviar-se de alguns buracos na estrada da zona industrial, a qual dá acesso à entrada do porto.
Quando os residentes de Tielela se aperceberam do acidente, deslocaram-se para o local e aproveitaram o óleo derramado no chão, mesmo sabendo que isso poderia representar um risco para a saúde. No entanto, eles afirmam que agiram assim devido à fome que enfrentam.
Alguns dos residentes entrevistados disseram o seguinte: "Estamos aqui para apanhar este óleo para o nosso consumo, porque o camião que se acidentou derramou-o. Iremos cozinhar com este óleo, porque não temos."
"Foi através daquele camião que a população chegou aqui para apanhar o óleo. Tem sido assim também com outros produtos, como arroz, feijão, milho. Quando acontecem situações como essa, não é por muito, é por causa da fome e nada mais."
Importa lembrar que, na zona industrial de
Nacala, a estrada que dá acesso ao porto de Nacala tem sido palco frequente de
acidentes do tipo despistes. Aliás, a população também tem utilizado a estrada
para apanhar milho, trigo, arroz e feijão, produtos que são deixados cair por
camiões que entram e saem do Porto de Nacala. (Gabriel Cassimo)
0 Comments