Pelo menos sete pares de fardamento militar, pertencentes às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), foram encontrados abandonados por moradores locais na zona entre as aldeias do posto administrativo de Mucojo, distrito de Macomia, em Cabo Delgado.
O achado ocorreu na manhã de quinta-feira (22) e levantou suspeitas de que o material tenha sido deixado para trás por elementos de grupos terroristas que têm sido avistados nos últimos dias nas áreas costeiras de Mucojo e Quiterajo.
Junto aos fardamentos, os residentes também
localizaram utensílios domésticos como pratos, panelas e vestígios de uma
fogueira ainda acesa, sugerindo uma presença recente no local. As informações
foram confirmadas por fontes comunitárias que pediram anonimato por questões de
segurança.
"Estão a deixar as fardas e a fugir. Alguns até se entregam. Na quinta ou sexta-feira, encontraram-se sapatos e mais fardas", relatou um residente local.
Outro morador relatou que viu indivíduos trajando roupas civis passarem pela aldeia, o que levantou desconfianças entre os habitantes. "Eles não são daqui. Os nossos irmãos viram-nos a passar como civis, mas notaram que estavam a tentar disfarçar."
O material encontrado foi entregue às forças ruandesas destacadas na região, que, segundo os residentes, mantêm uma convivência pacífica com a população local e têm desempenhado um papel importante na estabilização da área.
A descoberta ocorre num momento em que as forças de segurança continuam a combater insurgentes em vários pontos da província, e levanta questões sobre possíveis deserções ou mudanças de estratégia por parte dos grupos armados. MOZANORTE

0 Comments