Areia das chuvas interrompe acesso às instituições em Nacala Porto


Trata-se da estrada que dá acesso ao Comando Distrital da PRM, em Nacala-Porto, província de Nampula, norte de Moçambique. A via tem-se tornado uma verdadeira “pedra no sapato” para vários automobilistas, motociclistas e peões que a utilizam diariamente para aceder a diversos sectores públicos e privados.

Na manhã desta terça-feira, 10 de Fevereiro do ano em curso, a equipa do Mozanorte deparou-se com um cenário alarmante, tendo constatado grandes dificuldades na circulação de viaturas e peões naquele local, devido à enorme quantidade de areia acumulada, fazendo lembrar um deserto.

Alguns entrevistados relataram o seguinte “Desde que este local foi ocupado pela obra deste hotel, algumas valas de drenagem foram fechadas. Por essa razão, quando chove muito, passa aqui uma grande quantidade de água, impossibilitando a circulação de carros e pessoas. Mesmo depois da chuva parar, a situação continua a mesma, com muita areia, conforme o senhor jornalista pode ver”, revelou um funcionário público, sob anonimato.

Sobre o mesmo assunto, falou também o senhor Ussene Assane, residente em Nacala há mais de 14 anos:

"É um assunto muito pertinente. Antigamente, usávamos esta via sem grandes dificuldades quando queríamos aceder aos serviços do Comando Distrital, do Conselho Municipal, da Electricidade de Moçambique, da Escola Secundária de Nacala, da Escola Básica de Maiaia, bem como do Hospital Geral de Nacala, nós que vivemos do lado da baixa. Mas, nos últimos dias, tem sido muito difícil devido às chuvas e à areia acumulada neste local. Pedimos ajuda ao governo para resolver esta situação, que já dura há muito tempo.”

Importa salientar que a via que dá acesso ao Comando Distrital da PRM, em Nacala, é uma das mais movimentadas da cidade baixa, sendo conhecida popularmente como “estrada do comando”, uma vez que permite o acesso a várias instituições públicas e privadas. (Gabriel Cassimo)

Post a Comment

0 Comments