Nas últimas semanas regista-se maior captura do peixe denominado Bonha, o que dinamiza o comércio do pescado e melhora a renda de muitas familias no distrito do Lago, província de Niassa.
Os compradores e revendedores daquele tipo de peixe, sobre tudo as mulheres chefes de famílias, não escondem a sua satisfação pelo reaparecimento e captura do peixe Bonha, depois de no ano passado ter andado longe d as redes dos pescadores, contribuindo negativamente na economia de muitas familias.
Este ano, o reaparecimento da espécie está a melhorar as condições de vida dos pescadores e comerciantes.
"Estamos muito satisfeitas com abundância de bonha este ano, o bonha está a aparecer em grandes quantidades em relação ao ano passado, nós compramos o baldinho por 200mt a 400 MT, dependendo dos dias e temos tido bom lucro, que nós ajuda a melhorar as condições de vida das nossas famílias", afirmou Florinda Mário, comerciante de Bonha em Messumba.
Clemente Putile, um dos cidadãos residentes na vila de Metangula, agradece a Deus pelo reaparecimento da espécie e diz que, a procura é maior, outros compradores provém de diversos pontos do país, com destaque para Lichinga, Nampula e Zambézia
Os pescadores também estão satisfeitos pois a maior disponibilidade do peixe resulta em preços mais acessíveis em suas ofertas atraindo cliente
"Aqui vêm muitos clientes comprar bomba e saiem em diferentes lugares, e ainda estou a apelar aos meus colegas pescadores que não usem redes mosquiteira para a captura do peixe ", comentou Anastácio João pescador local.
O preço varia de 150 MT a 400 MT um balde de 10 quilogramas, dependendo da quantidade capturada por dia; isto é, quanto maior for a captura, menor será o preço. (Davide Muianga)
0 Comments