Na aldeia de Mitiaka, localidade de Milipone, no distrito de Namuno, sul de Cabo Delgado, 12 jovens foram perseguidos pelo Arco-Íris quando regressavam do local onde tinham ido cavar ouro.
Trata-se de jovens cuja principal actividade de subsistência é o garimpo, exercido em diferentes zonas mineiras.
Segundo informações recolhidas, os 12 jovens estiveram nas minas de ouro da aldeia de Mitiaka e, no regresso, foram surpreendidos pelo fenómeno do Arco-Íris, situação que resultou na perda de tudo o que tinham conseguido, incluindo os instrumentos de trabalho utilizados no garimpo.
Em entrevista, os jovens afirmaram que não culpam ninguém, pois consideram que são situações que podem acontecer em qualquer atividade. Acrescentaram ainda que, mesmo permanecendo em casa, algo inesperado poderia igualmente ocorrer.
“Da próxima vez, pedimos a Deus que nos proteja, porque nós sobrevivemos deste tipo de atividade para alimentar as nossas famílias e comprar material escolar para os nossos filhos”, disseram.
Importa referir que, ao frequentar esses locais, é necessário estar preparado para muitos riscos, como a intervenção das autoridades policiais, a presença de cobras e outros animais perigosos, bem como fenómenos naturais que podem provocar acidentes graves ou mesmo a morte entre colegas de trincheira. (Abel Buruhane)

0 Comments