PersistĂȘncia de mababus condiciona abertura de 106 escolas em 2026



Na provincia de Cabo Delgado, o sector da Educação prevĂȘ o funcionamento de 913 escolas no ano lectivo de 2026, cerca de 1000 estabelecimentos existentes no paĂ­s. Contudo, 106 escolas continuarĂŁo encerradas devido Ă  situação de terrorismo que afecta algumas zonas, sobretudo no Norte. 

De acordo com informaçÔes do sector, atravĂ©s do porta-voz Rachide Sualehe, muitas destas escolas estĂŁo fechadas hĂĄ vĂĄrios anos por razĂ”es de segurança. As autoridades asseguram, entretanto, que caso o cenĂĄrio melhore, serĂŁo criadas condiçÔes para a reabertura gradual dos estabelecimentos, garantindo o ensino da 1.ÂȘ Ă  11.ÂȘ classe.

Segundo Rachide Sualehe, apesar dos desafios, o arranque do ano lectivo decorre sem grandes constrangimentos. No processo de matrĂ­culas da 1.ÂȘ classe, estavam planificadas 139.849 inscriçÔes, sendo 69.138 do sexo feminino. AtĂ© ao dia 2 de Fevereiro, tinham sido inscritas 112.042 crianças, o correspondente a 80,1% da meta.

No cÎmputo geral, o sector projectou a inscrição de 214.533 alunos, tendo alcançado 149.474 até à mesma data, o que representa 69,7% do previsto.

Entretanto, 27 escolas localizadas nos distritos de ChiĂșre e Meluco poderĂŁo reabrir caso a evolução da segurança o permita. Para o presente ano, estĂĄ ainda prevista a entrada em funcionamento de novas infra-estruturas escolares, com destaque para estabelecimentos em ChiĂșre e Pemba, bem como a Escola SecundĂĄria de Balama.

A fonte que falava nesta semana em Pemba anotou que as autoridades da Educação reafirmam o compromisso de assegurar o acesso ao ensino, mesmo em contextos desafiantes, priorizando a segurança e a estabilidade das comunidades escolares. (Mozanorte)

Post a Comment

0 Comments