Nampula: Régulo de Quinga liga para as pessoas que abandonaram devido às manifestações para regressarem

 

Com o abandono do posto administrativo de Quinga devido às manifestações que ocorreram meses atrás, a população ficou com medo dos manifestantes violentos. Ontem, dia 06/02/2025, o régulo decidiu ligar para as pessoas que estão na vila de Liupo e outros locais, pedindo que retornassem.

Ele as alertou de que isso não acontecerá mais, pois já passou. No entanto, as pessoas, temendo voltar para lá, não deram uma resposta clara ao régulo sobre se irão ou não retornar, mas ele prometeu enviar um carro para o distrito para levá-las.

Uma pergunta foi feita ao régulo "Estamos com professores, enfermeiros, policiais e outros funcionários do governo. O que eles podem fazer?" Ele respondeu: "Aqui temos a nossa própria governança. Todos os funcionários vão encontrar trabalho aqui. Já temos professores, e os encarregados de educação contribuirão com 100 MTs para o pagamento deles."

 Ele também disse que há muita segurança no local, com 14 homens Namparamas armados com facas. E quem chegar lá primeiro deverá ir directamente à sua casa para se apresentar. Avisou que, se houver brincadeiras entre as pessoas que chegam, elas serão punidas pelo próprio régulo e seus homens.

Até agora, a reconstrução das casas vandalizadas no posto de Quinga ainda não começou. (BP)


"Se você tem interesse pela vida no campo, adoraríamos contar com um artigo seu sobre a zona rural para enriquecer nosso conteúdo. mozanorte@gmail.com

Post a Comment

0 Comments