Na província do Niassa distrito do Lago, no bairro de Chuanga a comunidade respira de alívio e sente-se mais segura após a realização de rituais tradicionais no cemitério local, que segundo os moradores foram cruciais para o desaparecimento do leão que vinha aterrorizando a região, nos últimos meses.
A presença do leão causou medo entre os habitantes, limitando a circulação e gerando pânico, o leão que circulava nas imediações aproximando-se nas áreas habitadas e assuntando moradores especialmente nas madrugadas quando os moradores se faziam as suas machambas.
Segundo os relatos o animal felino atacou várias vezes animais domésticos com destaque para cabritos, que por vezes de madrugada os proprietários encontravam restos do seu animal.
Os residentes relatam uma mudança notável na comunidade com um sentimento renovado de segurança e tranquilidade nos últimos dias.
"Agora nós já andamos livre porque antigamente até às 17h cada pessoa tinha que estar no seu quintil,mas graças o ritual que o régulo fez nos cemitério agora nós já voltamos para a nossa vida antiga", afirmou Vontade João, um residente local visivelmente satisfeito.
O desaparecimento do leão em Chuanga após ritual no cemitério local é uma prova inequívoca de que, a tradição africana funciona, e que os africanos não devem abandonar sua cultura por indução da globalização. (Davide Muianga)
0 Comments