No dia 10 de dezembro de 2025, por volta das 18 horas, no distrito de Macomia, província de Cabo Delgado, na ponte entre os bairros Nanga e Napulubo, no caminho para Ceta, homens armados espancaram um jovem que por pouco não morreu.
Foi uma noite de grande tristeza para o jovem, mas, por sorte, ele conseguiu escapar das mãos dos agressores e está actualmente a receber cuidados hospitalares.
Segundo o seu relato, eram 12 homens armados e fardados com o uniforme da força local. O jovem, que vende sandálias, foi chamado pelos homens que disseram: "Queremos ver as sandálias." Como o uniforme era conhecido, o jovem não teve qualquer desconfiança.
Ao se aproximar dos homens, um deles disse: "Cortem a cabeça dele e vamos!" Outros responderam: "Não, deixe-o. Não é ele que nós queremos."
O jovem percebeu imediatamente que não se tratava de membros da força local. O mesmo indivíduo que sugeriu cortá-lhe a cabeça pegou um pau e bateu no jovem, que caiu. A partir desse momento, começou uma discussão entre eles: "Porque o espancaste? Sabes que não é ele, é o teu vizinho que procuramos."
Momentos depois, os homens, ainda discutindo, deixaram o local. O jovem conseguiu levantar-se e fugiu. Até agora, a identidade desses homens é desconhecida.
Nos últimos dias, a situação naquele distrito tem vindo a mudar, devido a algumas ameaças que estão a ocorrer na sede da vila, envolvendo homens desconhecidos e, até mesmo, membros da nossa própria força.
A população já não confia mais nas Forças de Defesa e Segurança, pois os uniformes estão a ser usados por todos, incluindo insurgentes. (Mozanorte)

0 Comments