Transportadores pedem retirada do posto de controlo que faz cobranças ilicitas para sair e entrar em Metuge-sede


Os transportadores e passageiros que passam a via de Pemba - Metuge pedem as autoridades  competentes para removerem o controlo que está montado na aldeia de Ngalane no distrito de Metuge, em Cabo Delgado.

Segundo os transportadores daquela via, estão a atravessar três postos de control,  de Muxara em Pemba, Muepane no cruzamento e Ngalane em Metuge e são cobrados 200 em cada controle somando 600 meticais.

"O controle de Ngalane, o trânsito é um empregado de uma loja porque ele não sai do carro, os motoristas é que vão ao encontro do trânsito para lhe dar os 200 meticais", disse Salate Xavier.

Avançou ainda que um trânsito deve parar na estrada a regular o trânsito, não sentar no carro à espera do motorista isso é humilhação. 

"Como não se bastasse, o mesmo controle está próximo dum restaurante onde as pessoas passam o seu tempo de lazer e vende-se  água de papá então está ali para melhor actuar os motoristas", alegou a fonte.

Os vendedores de verduras também são humilhados com os polícia de protecção vulgo "cinzentinhos",  esses são obrigados a dar um valor que conseguem quando regressam da cidade de Pemba onde vendem os seus produtos.

"Nós os motoristas e os vendedores fizemos dois planos um plano de valor para dar os trânsitos e outro plano dos vendedores para dar os cinzentinhos e em casa chegamos com o plano da família destruído porque o valor deixamos pela estrada", alegou Anli Selemane.

Os entrevistados referiram que durante a campanha para eleições passadas o comando central havia decretado remoção de alguns controles de trânsito, mas não é isso que está acontecer, segundo anotaram "cada vez mais estão a montar postos de fiscalização e control para extorsão dos cidadãos". (Abel Buruhane)

Post a Comment

1 Comments

  1. Bom Dia pessoal, eu digo o mesmo afinal trabalhamos para polícias! Isso é absurdo! Por exemplo no distrito de Ancuabe também montaram acerca de 4 postos da PT na verdade Cabo Delgado a Polícia não está a trabalhar mas ssim roubando para o povo. Em Silva Macua tem posto Policial não avia razão de montarem mais no cruzamento de Ancuabe. Outro assunto em Mecuf polia está a cobrar 300.00 por cada carro e quando chegamos na sede temos que pagar mais 300. 00 totalizando 600.00 isso é inaceitável! A população fica descontente por esses motivos. São Polícias que fazem desqualificar o partido frelimo e os políticos não conceguem exergar isso!

    ReplyDelete