Carta ao administrador do distrito de Muidumbe

AO EXMO SENHOR ADMINISTRADOR DO DISTRITO DE MUIDUMBE 

Excelência, com enorme sacrifício formamos os nossos filhos, mesmo com a situação política militar da nossa província, em particular da nossa zona muitos de nós sobrevivendo apenas da enxada e da destilação da cana sempre com esperança de vê-los ingressar no mercado de trabalho, de modo que pudessem ajudar as suas famílias e encontrar uma vida mais digna.

Enquanto aguardamos por uma oportunidade e para preservar a experiência, já que os cursos de saúde requerem isso, submetemos ao SDSMAS - MUIDUMBE para realizar "Serviço Voluntário".

Infelizmente, o SDSMAS tem uma forma estranha de admitir os funcionários, ou seja, naquela Instituição, os concursos nunca são públicos. Sempre vimos pessoas entrando oriundas de outras províncias ou distritos, num dia são apresentados como voluntários e no outro como efectivos ( com direito à chefia), enquanto isso, os nossos continuam no Serviço Voluntário aguardando fielmente por um concurso que nunca é público, aliás, outros até já mudaram de actividade - de Técnicos de Medicina Geral para Motoqueiros . 

Excelentíssimo, compreendemos a necessidade que a Instituição tem de priorizar os seus familiares (esposas, irmãos, sobrinhos, cunhados, etc) mas também, olhem para nós e para aqueles que não dispõem de qualquer grau de familiaridade. Afinal, todos somos moçambicanos. Lembrando que, muitos poderão encontrarem - se desmotivados e entregarem - se à práticas pouco saudáveis. 

Assim, em nome de todos os pais e encarregados de educação afectados, solicitamos a atenção e intervenção de Vossa Excelência para que os nossos filhos não vejam os seus esforços e sacrifícios desperdiçados.

Com elevada honra e distinta consideração,

Muidumbe, aos 25 de Setembro de 2025 (Anónimo)

Post a Comment

0 Comments