Mais três salas de aula para escola básica de Mocone

 


Na manhã da última segunda-feira, a Escola Básica do bairro de Mocone testemunhou a inauguração de mais três salas de aula. O projeto foi financiado pela Manos Unidas, uma organização não-governamental europeia ligada à Igreja Católica, que apoiou a construção da nova infraestrutura.

A cerimônia contou com a presença de pais e encarregados de educação, professores, alunos, representantes da Laeche Construções (empresa responsável pela obra), membros da Manos Unidas e o Bispo da Diocese de Nacala, Dom Alberto Vera Arejula, que juntos testemunharam este momento marcante para a comunidade escolar.

Alguns pais e encarregados de educação, entrevistados no local, elogiaram a iniciativa pelo aumento da capacidade da escola

 “É uma alegria enorme presenciar a inauguração destas salas de aula. Precisávamos muito, pois as nossas crianças têm assistido às aulas em salas superlotadas. Apesar de ainda faltar professores, gostaríamos que cada turma tivesse no máximo 30 alunos. No entanto, por falta de recursos, temos turmas com 50 a 60 alunos,” revelou um dos encarregados presentes.

A Manos Unidas, por sua vez, também deixou a sua mensagem.

“No ano passado estivemos aqui e percebemos a necessidade urgente de apoiar a escola com a construção de mais salas de aula. É gratificante ver esse progresso, e temos certeza de que as crianças irão estudar em melhores condições e aprender mais.”

O Bispo de Nacala, Dom Alberto Vera Arejula, aproveitou a ocasião para deixar um apelo direto aos alunos.

 “Esta escola não pertence apenas ao diretor ou aos professores. Ela é de vocês, alunos. Por isso, cuidem bem dela e não pratiquem atos de vandalismo.”

Durante o evento, o Padre Avelino Muaneque, diretor da Escola Básica de Mocone e responsável pelas chaves da instituição, destacou.

 “Agradecemos imensamente por este apoio. É mais um passo importante. Estávamos mesmo a precisar. Estas novas salas vão ajudar a reduzir o número de alunos por turma. Agora contamos com 21 salas de aula, o que não é comum numa escola básica. As novas salas só começarão a funcionar no próximo ano letivo, pois ainda precisamos adquirir carteiras para os alunos.”

Vale destacar que, com a inauguração destas três novas salas, a Escola Básica de Mocone passa a contar com um total de 21 salas de aula. A escola já planeja a construção de outras infraestruturas, como uma sala de informática, biblioteca e laboratório, com o objetivo de, num futuro próximo, transformar-se numa escola de nível secundário. (Gabriel Cassimo)

Post a Comment

0 Comments